Promoções
Notícias
Notícias
Noticias
ProgramaçãoAnuncie
20:57
AO VIVO
Música FM - A rádio que é mais!
Notícias
Notícias→Noticias→Exportação de combustível sustentável de aviação pode começar em 2027

Exportação de combustível sustentável de aviação pode começar em 2027

FONTE: Site CNN Brasil | FOTO: Imagens Internet

Por Música FM
05 de Junho de 2025 às 08:52

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) estima que o Brasil tem potencial para exportar combustível sustentável de aviação (SAF) a partir de 2027. Segundo um estudo elaborado pela entidade, o SAF brasileiro responderá por 75% da produção da América do Sul nos próximos anos.

O governo federal espera impulsionar a corrida pela produção nacional de SAF por meio da Lei do Combustível do Futuro. As plantas brasileiras preveem iniciar as suas operações entre 2026 e 2029.


Há quatro companhias apostando no combustível sustentável de aviação no país:
  • Acelen: macaúba;
  • Raízen: etanol;
  • Petrobras: soja;
  • BBF: palma.

A legislação estabelece que operadores aéreos serão obrigados a reduzir as emissões de gases do efeito estufa nos voos domésticos, a partir do uso do SAF a partir de 2027. As metas começam com 1% de redução e crescem gradativamente até atingir 10% em 2037.


Na avaliação da diretora executiva interina da CNT, Fernanda Rezende, a produção nacional de SAF será capaz de atender não só a demanda doméstica em 2027, como também as companhias aéreas internacionais.

“Identificamos o potencial do Brasil para atender tanto a produção nacional quanto o mercado internacional”, disse Fernanda à CNN.


A CNT projeta que as plantas de SAF brasileiras serão capazes de produzir 900 mil toneladas do combustível por ano, o equivalente a 75% da capacidade produtiva do continente sul-americano. Além das quatro iniciativas brasileiras, há projetos de desenvolvimento de SAF no Uruguai e na Colômbia.


O estudo ressalta, no entanto, que o custo de produção do SAF é alto e que a escala industrial do combustível é limitada. Para evitar que esses fatores aumentem os preços das passagens aéreas, Fernanda Rezende defende que a produção do combustível sustentável de aviação seja subsidiada.


“O custo do combustível na operação de uma companhia aérea representa cerca de 40% de todo o custo operacional. Quando você encarece o combustível, você tende a encarecer todo o restante da cadeia. Isso seria refletido nas passagens aéreas. Há necessidade de um avanço regulatório em subsídios dessa cadeia toda de produção do SAF para que esse custo não seja repassado para as passagens aéreas”, afirmou.

Veja mais

Noticias
1.
Pix bate recorde com quase 280 milhões de transações em um dia
Noticias
2.
Casa do Empreendedor promove oficina gratuita sobre Compras Públicas
Noticias
3.
Começa segunda fase de pagamento especial do saque-aniversário do FGTS
Noticias
4.
Mais de 400 atletas marcam presença na 4ª Corrida do Distrito de Vidigal
Noticias
5.
STF retoma julgamento sobre responsabilização das redes sociais
© 2025, Música FM.
Todos os direitos reservados.
Rua 19 de Dezembro, 59, Zona 01, Cianorte - PR, 87200-149
(44) 3018-3090comercial@musicafm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Música FM - A rádio que é mais!
AO VIVO
Música FM - A rádio que é mais!