Entenda o que aconteceu na votação da duplicação da Makio Sato

Escrito por em 19/08/2021

Sessão da Câmara de Vereadores de Cianorte aprova pedido de “Vistas” ao projeto de duplicação da Avenida Makio Sato, principal ligação com o Jardim Atlântico, Universidade e outros. E inicio das obras vai demorar mais um tempo.

Uma das obras mais necessária para colaborar com o grande fluxo de veículos ligando os bairros ao centro. Que provoca muitos transtornos a população por possuir pista com apenas uma mão simples, sem acostamento.

O projeto foi retirado da votação, nesta segunda-feria (16), durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, quando seria votado em 2ª turno, após ser aprovado por unanimidade na sessão anterior. Segundo o propositor do pedido de “Vistas”, o vereador Vantuir Carlos da Silva (Tuika). necessitava de mais informações sobre o valor estimado da obra.

Vale lembrar que no ano passado, a gestão anterior, já havia feito um projeto inferior, que não prosperou pois não contava com a construção de rotatórias e contornos, além de prever uma pista mais estreita que não incluía estacionamento para os veículos.

A realização dessa obra é aguardada com muita ansiedade por boa parte da população, e de extrema importância para o desenvolvimento de Cianorte. Por isso foi uma das principais ações da atual administração, onde após desenvolvê-lo, foi encaminhado a Câmara, foi lido no expediente do dia 24/05/2021, quando passou a tramitar nas comissões internas da casa de leis, recebendo parecer favorável no dia 03/08/2021, entrando em votação e sendo aprovado em 1º turno.

O prefeito Marco Franzato, utilizou as redes sociais para lembrar que se comparado ao projeto anterior e olhando o custo final é um equivoco. Pois um projeto não tem nada haver com o outro. “Houve um equivoco por parte do vereador que questionou que a obra estava 74% mais caro. O projeto anterior, que foi embargado, tinha 3.752 m² com uma via estreita. Nós ampliamos e passou a contar com contorno, rotatória e hoje tem 9.296 m². Portanto no projeto anterior o valor era de R$ 792,21 reais o m², agora é R$ 565,51 reais o m²”.

O prefeito esclarece, (Veja Vídeo abaixo), que sem contar a inflação, e a alta nos preços principalmente dos materiais de construção, a obra hoje está pelo menos 40% mais barato.

Vale ressaltar que o papel do vereador é fiscalizar e propor leis para o município. Em ambas as situações o conhecimento sobre o que se está votando é extremamente importante. Por isso o próprio regimento da Câmara, propõe 1º e 2º turdo de votação, com um intervalo normalmente de uma semana, onde o vereador pode expor todas as suas duvidas na 1ª votação, e buscar saná-las até sua aprovação em 2º turno e redação final. Infelizmente não houve esse entendimento e a meteria ficou travada momentaneamente com o pedido de “Vistas”.

Pedido de Vistas – Solicitação feita pelo parlamento para examinar melhor determinado projeto, adiando, portanto, sua votação.

Fonte Portal da Cidade de Cianorte


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]