PREFEITURA CONCEDE ESTUFAS AGRÍCOLAS PARA MODERNIZAÇÃO DA OLERICULTURA

Escrito por em 29/07/2021

Ontem (28), Dia do Agricultor foi celebrado com avanços para a horticultura em Cianorte. Isto porque, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, lançou o Programa de Modernização da Olericultura, uma iniciativa inédita no município, que visa estimular o aumento da produção de hortaliças e flores pelos agricultores familiares, através do cultivo protegido em estufas agrícolas com sistema de irrigação.

Uma solenidade, realizada na zona rural, oficializou a inclusão dos 15 primeiros beneficiários no programa, sendo que o objetivo da administração municipal é de contemplar 60, no prazo de até quatro anos, com a instalação de uma estufa de 480 m² para cada, somando mais de R$ 1 milhão em investimento. A seleção dos produtores ocorre pelos critérios de adoção de tecnologia; cultivo orgânico e/ou agroecológico; acesso ao mercado institucional por programas como o PAA ou PNAE; mão de obra familiar, com pontuação extra para as com mulheres e/ou jovens; assim como a capacidade de contrapartida em insumos e outras necessidades de manutenção da estrutura.

“A horticultura se destaca como uma atividade economicamente viável, socialmente justa e, quando bem manejada, ambientalmente correta, que promove renda mensal e contribui para a melhoria das condições de vida das famílias rurais e para a permanência no campo. Por isso, os objetivos desse programa são de ampliar a área de cultivo, aumentar a produção com menos agrotóxicos, criar uma cooperativa e, assim, consequentemente, garantir ocupação e continuidade para a agricultura familiar, mais qualidade aos alimentos e oportunidade de comercialização”, destacou o secretário municipal de Agricultura, Anízio Menarim Filho.

O presidente do Sindicato Rural, Diener Santana, que também é presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural; e o gerente regional do IDR de Cianorte, Paulo Roberto Preto, destacaram a importância das parcerias para que os beneficiários das estufas tenham acesso à assistência técnica, cursos de capacitação, recursos para o mercado institucional e apoio ao cooperativismo. Já o chefe do escritório regional da SEAB, Francisco Cascardo Neto, parabenizou a iniciativa e o vice-prefeito, João Alexandre Teixeira, efetuou votos de sucesso aos contemplados.

O prefeito, Marco Franzato, prestou agradecimentos. “Obrigado a cada um dos envolvidos com este programa, que nos ajuda a conduzir o município de modo diferente, pensando a longo prazo, com foco nas pessoas e valorizando histórias inspiradoras. Nosso reconhecimento especial para as 15 famílias contempladas, por acreditarem nessa terra e pela decisão de aprimorar seus trabalhos no campo”, afirmou.

A ocasião, ainda, contou com a participação do produtor Agnaldo Servello, considerado um dos pioneiros do cultivo em estufas na região, que compartilhou suas experiências. Também acompanharam a solenidade: os vereadores Maria Neuza Casassa e Marcão Madeforte; secretários municipais; representantes e servidores de órgãos rurais.

Confira a lista dos contemplados:

Wanderley Zubioli

Eurides de Oliveira Muchelim

Rosemere Ferreira Barbosa

Michele Barbosa da Silva

Patricia Kaneco Santana

Valdir Rodrigues dos Santos

Reinaldo de Souza Chaves

Fernando Antonio Nicolin

Jair Ribeiro da Cunha

Rafael Ribeiro da Cunha

José Antonio Alves de Carvalho

Dirley Domingues Brianese

Bleny Scamardi Junior

Roberta Aline Delgado

Carlos Ribeiro

 

Fonte: Assessoria Prefeitura de Cianorte


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]