REUNIÃO COM CONTADORES RESSALTA A IMPORTÂNCIA DO ITR PARA O MUNICÍPIO

Escrito por em 18/08/2021

Um tributo que gera recursos para a execução de melhorias no campo foi pauta da reunião realizada na tarde da última segunda-feira (16), no Paço Municipal. A Prefeitura, por meio da parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e de Finanças, reuniu contadores e contabilistas para demonstrar a importância do Imposto Territorial Rural (ITR) para ações no município, assim como para prestar esclarecimentos sobre a declaração, que tem prazo de envio até 30 de setembro, pelo portal da Receita Federal.

“Agradecemos a presença de cada um nesta ocasião, pois o protagonismo dos profissionais de contabilidade, somado à fiscalização da Prefeitura, é essencial para que o ITR seja cobrado adequadamente, evitando que o contribuinte caia na malha fina e garantindo arrecadação para o município, onde os recursos serão utilizados para melhoria dos serviços públicos e de infraestrutura na zona rural”, afirmou o secretário de Agricultura, Anízio Menarim Filho.

Nesse sentido, o prefeito, Marco Franzato, salientou que todo o valor de repasse do ITR ao município será investido exclusivamente na área rural. “Este é um compromisso que firmamos com as famílias e empreendimentos do campo. Com esse recurso, que deve ser de mais de R$ 1 milhão, vamos melhorar a qualidade de vida na zona rural, com importantes obras e serviços, como a pavimentação de estradas vicinais, que influenciam diretamente diversos segmentos econômicos e sociais”, destacou.

As informações técnicas sobre a declaração, como o Valor da Terra Nua (VTN) no município, e orientações para que o preenchimento dos dados seja consistente foram ministradas pela assessora de Apoio à Arrecadação do ITR, Enidelci Aparecida Cescon Rodrigues; pelo chefe da Divisão de Receitas Imobiliárias, Lucas Trugilio Ribeiro, e pelo fiscal tributário, Anderson Moreira de Lima.

“É importante ficar atento, não somente ao prazo de envio, mas ao conteúdo da declaração, pois os erros podem gerar muitos problemas. O valor de mercado da terra nua, base de cálculo do imposto, por exemplo, é um dos principais motivos de divergência entre os proprietários rurais e a Receita Federal. Assim, nos colocamos à disposição para auxiliar e sanar quaisquer dúvidas. O atendimento é realizado no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, e também pelos telefones 3619-6322 e 3619-6284”, informou Enidelci.

Confira as informações sobre o Valor da Terra Nua (VTN) do Município de Cianorte – PR, que refletem como valor médio de mercado para o ano 2021:

Ano Lavoura aptidão boa Lavoura aptidão regular Lavoura aptidão restrita Pastagem Plantada Silvicultura ou Pastagem Natural Preservação da Fauna ou Flora
2021 95.300,00 64.900,00 49.100,00 36.000,00 26.900,00 10.800,00

Fonte: Assessoria de Comunicação Social


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]