Notícias→Noticias→Paraná lidera ranking nacional de transparência administrativa
Paraná lidera ranking nacional de transparência administrativa
FONTE: Agência Estadual de Notícias | FOTO: Roberto Dziura Jr/AEN
Por Música FM
16 de Setembro de 2025 às 08:59
O Paraná é o líder nacional em transparência administrativa, de acordo com o Laboratório de Governo (LabGov), da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com o estudo, o portal da transparência paranaense é o melhor entre todos os portais brasileiros, considerando estados, capitais e governo federal.
Em uma análise sobre transparência, agilidade, facilidade de acesso a dados públicos, qualidade e quantidade das informações prestadas, o Paraná fez 391 pontos, o que corresponde a uma nota de 95,83% do máximo possível de ser atingido.
Entre os estados, Santa Catarina ficou com a segunda colocação, com 380 pontos, e Ceará com o terceiro melhor posto, com 380 pontos. Na sequência ficaram Minas Gerais (375 pontos), Bahia (374 pontos), Rondônia (374 pontos) e Pernambuco (371 pontos).
Considerando também os demais portais, Porto Alegre ficou com a segunda melhor avaliação, com 390 pontos, atrás somente do Governo do Paraná, seguido de Cuiabá, que fez 382 pontos. O portal do governo federal fez 370 pontos, de acordo com o estudo.
A inserção de dados no Portal da Transparência é monitorada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), por meio da Coordenadoria de Transparência e Controle Social. Essa coordenadoria orienta agentes de transparência distribuídos em cada órgão e entidade do Estado do Paraná, nos Núcleos de Integridade e Compliance Setoriais (Nics).
“O Paraná tem compromisso com a transparência pública. A Controladoria-Geral do Estado trabalha para aperfeiçoar os mecanismos de transparência e de controle social, buscando promover uma gestão cada vez mais eficiente e próxima do cidadão, com informações de qualidade”, declarou a controladora-geral do Estado, Izabel Marques.
Ao todo, foram considerados 44 critérios diferentes, com pontuações que poderiam chegar a até 10 pontos, dependendo do item analisado. A pontuação máxima possível era de 408 pontos, segundo a metodologia criada pelo laboratório, que é especializado em estudos sobre políticas públicas, governança pública, transparência administrativa e governos.
Os pesquisadores avaliaram que o portal da transparência do Paraná se destacou pela navegação organizada e intuitiva, permitindo localizar informações importantes, como gastos públicos e investimentos, em poucos minutos e com poucos cliques.
O portal é o que mais atende em todo o Brasil os dados exigidos em lei, com apresentação clara e recursos visuais que facilitam a compreensão. Além de trazer informações detalhadas sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI), conta com uma seção de “transparência temática”, que sintetiza dados essenciais em áreas específicas, e uma ferramenta de busca eficiente com filtros que auxiliam o cidadão.