Notícias→Noticias→Cianorte capacita profissionais para atendimento a pacientes com doença celíaca
Imagem: Secretaria Municipal de Comunicação Social
Cianorte capacita profissionais para atendimento a pacientes com doença celíaca
De olho na Doença Celíaca – Jornada de capacitação para profissionais da Atenção Primária
Por Música FM
29 de Setembro de 2025 às 16:19
Em um movimento inédito e focado na melhoria do diagnóstico e acompanhamento, o Município de Cianorte promoveu, na tarde da última sexta-feira (26), o evento “De olho na Doença Celíaca – Jornada de capacitação para profissionais da Atenção Primária”. A iniciativa reuniu servidores da rede municipal de saúde para aprimorar o manejo e a assistência aos pacientes celíacos, uma condição autoimune de intolerância permanente ao glúten que, muitas vezes, é subdiagnosticada na fase inicial.
A capacitação foi conduzida pela Dra. Danielle Kiatkoski, médica especialista em Gastroenterologia e membro titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), que abordou temas cruciais sobre a atuação dos profissionais na Atenção Primária, como o primeiro contato do paciente com o sistema de saúde, destacando a importância da identificação precoce dos sintomas e do encaminhamento adequado.
“A doença celíaca, embora comum, exige um manejo dietético rigoroso e um acompanhamento multidisciplinar. A capacitação em nível primário é fundamental para diminuir o tempo de diagnóstico e evitar complicações graves decorrentes da ingestão de glúten”, explicou a supervisora do Programa da Saúde da Família, Sabrina Mendes.
“A realização desta jornada de capacitação é um marco para a saúde de Cianorte. A doença celíaca é uma condição crônica que impacta profundamente a vida das pessoas. Ao investir na qualificação da nossa Atenção Primária, estamos garantindo que a ponta do nosso sistema de saúde esteja mais atenta, informada e preparada para identificar e iniciar o tratamento desses pacientes. Entendemos que a excelência no cuidado começa com o conhecimento e o nosso foco é que nenhum caso celíaco passe despercebido em nossas unidades”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Neilson Etanio de Sousa.