Notícias→Noticias→Segundo dia de conclave: Veja agenda e quando sairá fumaça da chaminé
Segundo dia de conclave: Veja agenda e quando sairá fumaça da chaminé
FONTE: Site CNN Brasil | FOTO: Imagens Internet
Por Música FM
08 de Maio de 2025 às 09:06
Os cardeais se reúnem nesta quinta-feira (8) para o segundo dia de conclave, a votação secreta que elegerá o próximo papa.
Nas duas primeiras votações, realizadas nesta manhã, não houve consenso para eleição de um novo papa. Assim, fumaça preta foi vista saindo da chaminé da Capela Sistina.
Haverá mais duas votações nesta tarde. Se não houver consenso para um novo papa na primeira votação da tarde, não será liberada fumaça da chaminé — nem branca, nem preta. A fumaça branca só sairá nesta votação se um novo papa for eleito.
Caso seja necessária uma segunda rodada, ela será feita logo na sequência. Se novamente não houver consenso, aí, sim, sairá fumaça preta. Se um novo papa for escolhido, sairá fumaça branca.
11h30: Só sairá fumaça neste horário se um novo papa for eleito (ou seja, fumaça branca)
14h30: Se um papa for eleito, sairá fumaça branca; caso contrário, sairá fumaça preta
Como foi o primeiro dia
O conclave teve início por volta das 17h45 no horário local (12h45 em Brasília), na Capela Sistina, dentro do Vaticano. O processo começou com a tradicional cerimônia de juramento de sigilo dos 133 cardeais eleitores, acompanhada do canto em latim “Veni Creator Spiritus”.
Em seguida, foi declarado o “extra omnes” – expressão em latim que significa “todos para fora” –, marcando o início do isolamento total dos cardeais, sem acesso a qualquer meio de comunicação.