Notícias→Noticias→2ª edição dos Atos Ubuntu movimenta ações da Consciência Negra em Cianorte
Imagem: Secretaria Municipal de Comunicação Social
2ª edição dos Atos Ubuntu movimenta ações da Consciência Negra em Cianorte
A ocasião também contou com a participação do conselheiro de Políticas Culturais
Por Música FM
26 de Novembro de 2025 às 09:12
A última semana foi marcada por uma programação intensa em Cianorte em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A 2ª edição dos Atos Ubuntu – “Eu sou porque nós somos” – mobilizou a população em torno de manifestações artísticas reflexões sobre igualdade racial, valorização da cultura negra e reconhecimento das tradições da matriz africana.
As atividades tiveram início no dia 14, com o Ato de Arte Urbana, uma exposição instalada no Paço Municipal e composta pelas obras “Identidade em tela”, do artista Tody, e “Brasilzão Muleke”, de Gabriel Batista. No dia 17, o Ato de Resistência marcou o uso da tribuna livre da Câmara de Vereadores, onde a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Léslie Amanda da Silva, destacou a importância de políticas públicas no enfrentamento ao racismo estrutural e institucional.
A ocasião também contou com a participação do conselheiro de Políticas Culturais, ocupante da cadeira de Culturas Populares e Étnicas, Everton Santana, que discorreu sobre a atuação do Hip Hop em Cianorte. Para encerrar, o rapper Paulista apresentou uma composição autoral sobre a luta negra e periférica.
Já na noite do dia 19, o Centro Cultural sediou o Ato de Empoderamento, com a apresentação teatral “Ato de Resistir”, de Ana Lúcia Rufino, seguida da mesa-redonda “Nós no topo”, com lideranças negras de Cianorte: a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Léslie Amanda; o secretário municipal de Cultura, Evandro de Castro; o vereador Robson Fagundes; e a advogada Marília Itaborahy Bayer, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB local.
No Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20), o Ato de Saberes e Tradições movimentou a noite na Praça da República, com a manifestação “Resistir é Existir”, promovida pelo Conselho Municipal de Igualdade Racial; seguida por uma Roda de Capoeira, com o Projeto Arterial e convidados; além da apresentação de dança de matriz africana, conduzida pela artista Bete Spagnolo.
Ao avaliar a programação, o secretário municipal de Cultura, Evandro de Castro, destacou o impacto das ações. “A 2ª edição dos Atos Ubuntu reafirma o compromisso de Cianorte com a promoção da igualdade racial e com o fortalecimento da cultura negra em nosso município. Cada atividade, cada apresentação e cada diálogo contribuíram para ampliar a consciência coletiva e reforçar que a diversidade é um valor que nos une e nos fortalece. Agradecemos a todos os envolvidos pela dedicação e pelo protagonismo que deram a esta edição”, afirmou.