Notícias→Noticias→Mais duas empresas cianortenses conquistam o selo SUSAF
Mais duas empresas cianortenses conquistam o selo SUSAF
FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social | FOTO: Site Prefeitura de Cianorte
Por Música FM
06 de Outubro de 2025 às 08:35
A manhã desta sexta-feira (03) marcou um avanço significativo para a agroindústria familiar de Cianorte. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, entregou a certificação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (SUSAF/PR) a mais dois empreendimentos locais: a Granja Central e o Frigocosta. Com essas novas adesões, o município atinge a marca de sete agroindústrias certificadas pelo SUSAF, colocando Cianorte em posição de destaque no estado, atrás apenas das cidades de Cascavel e Toledo. A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada nas sedes das próprias empresas, celebrando a conquista.
O selo SUSAF é um passaporte para a expansão comercial. Ao estamparem o selo em suas embalagens ou rótulos, as agroindústrias inspecionadas e indicadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ganham a permissão para comercializar livremente seus produtos de origem animal (derivados de carne, leite, pescado, ovos e mel) em todos os municípios do Paraná. Antes da certificação, o comércio desses produtos ficava restrito apenas à cidade de produção. Agora, com o reconhecimento estadual da qualidade e sanidade, os produtos cianortenses podem alcançar novos mercados, impulsionando a economia local e o desenvolvimento do setor.
“O selo SUSAF não é apenas um carimbo de qualidade, é uma porta aberta para o crescimento. Ver Cianorte alcançar sete empresas certificadas e se posicionar entre os maiores do estado, mostra a força do nosso produtor e a excelência do trabalho de inspeção que realizamos. É mais emprego, mais renda e a certeza de que o consumidor paranaense terá acesso a produtos de altíssima qualidade de Cianorte”, ressaltou o vice-prefeito, Fão Manfrinato.
“Essa é uma vitória da organização, da higiene e do compromisso com a saúde pública. O nosso Serviço de Inspeção Municipal trabalhou arduamente para que a Granja Central e o Frigocosta atendessem a todos os rigorosos critérios do SUSAF. Com sete empresas, demonstramos que a agroindústria familiar de Cianorte não só produz, mas produz com padrão de sanidade reconhecido em todo o Paraná. Esse é o caminho para o desenvolvimento sustentável”, enfatizou o secretário municipal de Agricultura, Anizio Menarim Filho.
“É com grande satisfação que a ADAPAR acompanha o crescimento da participação de Cianorte no SUSAF. A integração dos municípios fortalece o sistema de defesa agropecuária do Paraná como um todo. A certificação garante ao consumidor que esses produtos, que vêm da agricultura familiar, chegam à sua mesa com a devida inspeção e segurança alimentar. Cianorte é um exemplo de como a parceria entre município e estado pode alavancar a agroindústria”, destacou o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), Otamir Cesar Martins.
Também participaram da ocasião os proprietários da Granja Central, Izaura e João Gomes Pereira; os proprietários do Frigocosta, Letícia e Rogério Gatti; ochefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Francisco Cascardo Neto; o gerente regional do IDR-Paraná, Paulo Preto; o presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Davanço; o vereador Robson Fagundes; a secretária do CICENOP, Fabiana Gomes Ferreira Macedo; técnicos e servidores.