Promoções
Notícias
Notícias
Noticias
ProgramaçãoAnuncie
17:34
AO VIVO
Música FM - A rádio que é mais!
Notícias
Notícias→Noticias→Brasil não registra novos casos e vai se declarar livre de gripe aviária

Brasil não registra novos casos e vai se declarar livre de gripe aviária

FONTE: Site CNN Brasil | FOTO: Imagens Internet

Por Música FM
18 de Junho de 2025 às 09:07

O Brasil vai se declarar oficialmente livre de gripe aviária ainda nesta quarta-feira (18), após o fim dos 28 dias de vazio sanitário desde a confirmação de um caso da doença em uma granja comercial em Montenegro (RS).

A informação foi confirmada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luis Rua.

Durante o período de vazio sanitário, nenhum novo caso foi registrado em granjas comerciais brasileiras, o que, segundo os protocolos da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), permite que o país retome o status de livre da doença.

Foram registrados apenas casos em aves silvestres e de subsistência no período.

Segundo o secretário, o primeiro passo será a notificação formal à OMSA. Em seguida, o Brasil irá comunicar todos os países que impuseram restrições à importação de carne de frango brasileira, solicitando a revogação das suspensões com base no novo status sanitário.

Mais de 40 mercados anunciaram algum tipo de restrição às aves brasileiras desde a confirmação do foco no Rio Grande do Sul. Apesar de o vazio sanitário terminar apenas nesta quarta, o governo já vinha negociando com os parceiros comerciais desde o primeiro dia após a ocorrência.

México e Rússia, por exemplo, já haviam adotado medidas de regionalização – restrições limitadas ao estado afetado – antes mesmo de o Brasil anunciar oficialmente estar livre da gripe aviária.

O objetivo do governo nas negociações com os países que ainda mantêm embargos é justamente buscar a regionalização das suspensões ou, no melhor dos cenários, a retirada total das restrições.

Veja mais

Noticias
1.
Governo do Estado publica decreto que impõe corte de gastos da máquina pública
Noticias
2.
Caixa libera abono salarial para nascidos em julho e agosto
Noticias
3.
Turismo sobe 6% e bate recorde no país no primeiro trimestre
Noticias
4.
10º Encontro de Carros Antigos promete diversão e cultura
Noticias
5.
Prefeitura promove Audiência Pública sobre o novo Plano de Mobilidade Urbana de Cianorte
© 2025, Música FM.
Todos os direitos reservados.
Rua 19 de Dezembro, 59, Zona 01, Cianorte - PR, 87200-149
(44) 3018-3090comercial@musicafm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Música FM - A rádio que é mais!
AO VIVO
Música FM - A rádio que é mais!