Promoções
Notícias
Notícias
Noticias
ProgramaçãoAnuncie
12:24
AO VIVO
Música FM - A rádio que é mais!
Notícias
Notícias→Noticias→STF valida alta programada e fim automático de auxílio-doença do INSS

STF valida alta programada e fim automático de auxílio-doença do INSS

FONTE: Agência Brasil | FOTO: Imagens Internet

Por Música FM
15 de Setembro de 2025 às 10:28

Por unanimidade, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) validou a regra que autoriza o fim automático, em 120 dias, do auxílio-doença concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sem que seja necessária a realização de nova perícia médica do beneficiário.

Pela mesma decisão, o INSS também fica autorizado a estimar uma data, anterior aos 120 dias, para a cessação automática do benefício e o retorno do segurado ao trabalho, também sem perícia médica.

O caso foi julgado no plenário virtual, em sessão encerrada às 23h59 desta sexta-feira (12). O tema possui repercussão geral. Isso significa que a decisão do Supremo é vinculante, isto é, deve servir de base para a análise de todos os casos semelhantes que tramitem em qualquer tribunal do país.

Os procedimentos foram inseridos por duas medidas provisórias editadas e convertidas em lei em 2017, mas eram contestados por uma segurada que obteve vitória na Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais de Sergipe para afastar o fim automático do benefício e realizar nova perícia médica.

A Justiça sergipana entendeu que o tema não poderia ter sido regulamentado por meio de medida provisória, e que por isso o fim automático do benefício, sem nova perícia para atestar a aptidão para o retorno ao trabalho, não poderia ocorrer.

Em recurso ao Supremo, o INSS argumentou que as normas sobre o assunto são constitucionais sob qualquer ponto de vista, formal ou material, e que o fim automático do benefício por data programada ou no prazo de 120, conforme previsto na legislação, somente ocorre se o segurado não solicitar a prorrogação em tempo hábil. Sendo assim, não haveria qualquer restrição no direito ao benefício.   

Veja mais

Noticias
1.
Carteira nacional do professor será entregue em outubro, anuncia MEC
Noticias
2.
Estado anuncia convocação de mais 288 professores para a rede de educação
Noticias
3.
Câmara aprova projeto de compra de alimentos para merenda escolar
Noticias
4.
Câmara aprova urgência para votar vale-refeição para entregadores
Noticias
5.
China sinaliza que pode retomar compra de frango em breve, diz Fávaro
© 2025, Música FM.
Todos os direitos reservados.
Rua 19 de Dezembro, 59, Zona 01, Cianorte - PR, 87200-149
(44) 3018-3090comercial@musicafm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Música FM - A rádio que é mais!
AO VIVO
Música FM - A rádio que é mais!