Notícias→Noticias→Furacão Melissa ameaça Jamaica com 'tempestade do século' e ventos 'catastróficos' de 280 km/h; 3 morrem no país
Furacão Melissa ameaça Jamaica com 'tempestade do século' e ventos 'catastróficos' de 280 km/h; 3 morrem no país
FONTE: G1 | FOTO: Imagens Internet
Por Música FM
28 de Outubro de 2025 às 09:08
O furacão Melissa, de categoria 5, deve tocar o solo na Jamaica nesta terça-feira (28) como a "tempestade do século" e com ventos catastróficos de 280 km/h, segundo meteorologistas. Este será o furacão mais forte a atingir a ilha na história desde o início dos registros, há 174 anos.
Três pessoas já morreram no país por conta de tempestades prévias à chegada do furacão. Segundo a Cruz Vermelha, a passagem do Melissa na Jamaica terá um "impacto massivo" e afetará ao menos 1,5 milhão de pessoas —metade da população da ilha.
O fenômeno cresceu rapidamente, tornou-se um furacão de categoria 5 na segunda-feira, ganhou força nas últimas horas e atingiu ventos "catastróficos" de 280 km/h, afirmou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos em boletim divulgado às 6h do horário de Brasília.
A previsão é de que o furacão Melissa toque o solo jamaicano na manhã desta terça e atravesse a ilha na diagonal, entrando pelo sudeste e saindo pelo norte, segundo meteorologistas. Às 6h de Brasília, o furacão estava localizada a cerca de 180 quilômetros de Kingston e a 465 quilômetros de Guantánamo, em Cuba, e avança a uma velocidade de 8 km/h, segundo NHC. O furacão deve atingir Cuba ainda nesta terça, poucas horas após chegar à Jamaica.