Notícias→Noticias→Cianorte debate o futuro urbano em Conferência Municipal das Cidades
Cianorte debate o futuro urbano em Conferência Municipal das Cidades
FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social | FOTO: Site Prefeitura de Cianorte
Por Música FM
29 de Abril de 2025 às 08:35
Com o tema central “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, Cianorte sediou, nesta segunda-feira (28), a sua 7ª Conferência Municipal das Cidades. O evento, realizado no auditório do Paço Municipal, reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade e do poder público ao longo de todo o dia.
A programação da conferência contou com três palestras que nortearam as discussões. A Profª Drª Beatriz Fleury e Silva abriu os trabalhos com a temática “Como tornar as cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social?”. Em seguida, o arquiteto Mateus de Brito Moreira abordou a “Articulação entre os principais setores urbanos e com o planejamento das políticas públicas”. A última palestra da manhã foi conduzida pela Profª Laura Granzotto, que discorreu sobre “Gestão Estratégica e Inovação para um Território Sustentável”.
Na parte da tarde, os participantes se dividiram em grupos para debater três eixos temáticos cruciais para o desenvolvimento urbano de Cianorte: Articulação entre os principais setores urbanos e o planejamento das políticas públicas; Gestão estratégica e financiamento; e Grandes Temas Transversais, que englobaram sustentabilidade ambiental e emergências climáticas, transformação digital e território inclusivo e com justiça social.
Durante o evento, também ocorreu a eleição das delegadas e dos delegados que representarão Cianorte na 7ª Conferência Estadual das Cidades e a eleição dos membros do Conselho Municipal da Cidade de Cianorte (CMCC) para o triênio 2025-2028. A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e presidente do CMCC, Mariana Affonço, destacou a importância da participação de todos. “Refletimos juntos sobre a função social da cidade e da propriedade, promovendo um diálogo aberto e construtivo. Por isso, agradecemos a todos que se fizeram presentes e contribuíram com a iniciativa”, enfatizou a secretária.