Notícias→Noticias→Cianorte trabalha para integrar a Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa
Cianorte trabalha para integrar a Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa
FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social | FOTO: Site Prefeitura de Cianorte
Por Música FM
26 de Agosto de 2025 às 16:54
Em um movimento significativo para o futuro da população idosa, Cianorte assinou, na última quinta-feira (21), uma carta de intenção, em que o município demonstra e assume o interesse de integrar a Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa. A iniciativa se dá em parceria com o programa “Paraná Amigo da Pessoa Idosa”, que possibilitou ao ente federativo ser o primeiro estado na América Latina a ser reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como amigável à pessoa idosa.
A assinatura, realizada pelo prefeito Marco Franzato, formaliza o compromisso da cidade em aprimorar e expandir as políticas públicas já existentes, com foco na integralidade e inovação do cuidado. Segundo dados do Censo Demográfico do IBGE de 2022, Cianorte possui 79.527 habitantes, dos quais 13.727 (17,26%) têm 60 anos ou mais. A adesão visa estruturar o município para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do envelhecimento populacional, tornando-o mais inclusivo para todos os seus habitantes.
“Nossa cidade é um lugar que valoriza e respeita a vida em todas as suas fases. Ao aderirmos à Rede Global, estamos dando um passo fundamental para o nosso futuro. Não se trata apenas de políticas para idosos, mas de construir um lugar mais inclusivo, acessível e seguro para todos os cidadãos, do mais jovem ao mais experiente. É um compromisso com a qualidade de vida e a longevidade”, afirmou Franzato.
A secretária municipal de Assistência Social, Andressa Belo Safira, destacou que o trabalho será construído de forma colaborativa. “Nossa primeira missão é estruturar um comitê gestor que, com a participação da sociedade civil e de representantes governamentais, irá ouvir de perto as necessidades e sugestões da nossa população idosa. A partir dessa escuta ativa, elaboraremos um plano de ação robusto, que fortalecerá as iniciativas já existentes e criará novas oportunidades para que nossos idosos tenham uma vida mais plena e participativa. Nesse sentido, agradecemos todo o apoio que temos recebido por parte da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), na pessoa da secretária Leandre Dal Ponte”, disse.
O plano de ação a ser elaborado pelo comitê gestor abrangerá metas de curto, médio e longo prazo, alinhadas aos oito eixos de orientação da OMS: Espaços Abertos e Prédios; Transporte; Moradia; Participação Social; Respeito e Inclusão Social; Participação Cívica e Emprego; Comunicação e Informação; e Apoio Comunitário e Serviços de Saúde. A cidade já possui ações de destaque que se enquadram nesses eixos, como o transporte gratuito; o projeto “Juventude Acumulada”, que atende cerca de 800 idosos; o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), executado nos CRAS, que assiste uma média de 200 senhores e senhoras; mutirões de emprego específicos para a faixa etária 50+; serviços prestados na Atenção Primária à Saúde; além de outros projetos e ações em alinhamento com a Semipi.