Promoções
Notícias
Notícias
Noticias
ProgramaçãoAnuncie
17:29
AO VIVO
Música FM - A rádio que é mais!
Notícias
Notícias→Noticias→Agosto Lilás tem ações de prevenção e combate à violência contra a mulher

Agosto Lilás tem ações de prevenção e combate à violência contra a mulher

FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação Social | FOTO: Site Prefeitura de Cianorte

Por Música FM
06 de Agosto de 2025 às 08:21

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes deu o pontapé inicial na Campanha Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, na última segunda-feira (04), a secretária Stephanie Piveta Azevedo utilizou a Tribuna Livre para apresentar as ações estratégicas de 2025 e os desafios do município no combate a essa violência estrutural.

A Lei Municipal nº 5.229/2021 instituiu o Agosto Lilás em Cianorte, uma iniciativa que vai além da conscientização, transformando a data em ações concretas. A campanha deste ano é marcada pelo lançamento de três programas principais, que visam fortalecer a rede de apoio e promover a discussão para diferentes esferas da sociedade.

O primeiro, intitulado “Empresa que Acolhe”, leva palestras sobre os tipos de violência e a rede de apoio para dentro do ambiente corporativo. A parceria com os setores de Recursos Humanos das empresas é vista como uma estratégia fundamental para fortalecer o enfrentamento, oferecendo um canal de suporte para as funcionárias.

O segundo programa, “Protocolo Lilás”, foca na capacitação de profissionais de diversas áreas, como saúde, segurança, educação e o setor privado. O objetivo é alinhar os protocolos de atendimento do município, garantindo que as mulheres em situação de violência recebam um acolhimento padronizado, humanizado e eficaz em todos os pontos da rede de proteção.

Por fim, o “Circuito Lilás” levará palestras e rodas de conversa a coletivos e à sociedade civil, ampliando a rede de apoio comunitária e incentivando o debate sobre o tema em diferentes grupos.

A apresentação da secretária também trouxe dados alarmantes do Anuário de Segurança Pública de 2024, que revelam a urgência do problema: uma mulher é morta a cada seis horas no Brasil. No Paraná, foram 109 feminicídios, e 64,3% das agressões ocorrem dentro de casa, reforçando que a violência é um fenômeno complexo, estrutural e cultural.

No entanto, o trabalho da Secretaria da Mulher de Cianorte tem mostrado resultados. Os atendimentos no CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) – um dos 18 existentes no Paraná – têm crescido consistentemente, passando de 86 mulheres em 2021 para 230 somente nos primeiros seis meses de 2025. Esse aumento demonstra o fortalecimento do serviço e a crescente confiança das mulheres na rede de proteção.

Veja mais

Noticias
1.
Fiocruz fecha acordo para produzir canetas emagrecedoras no Brasil
Noticias
2.
Embraer fica livre de taxação e defende tarifa zero para setor
Noticias
3.
Prefeitura de Cianorte promove capacitação para os profissionais da educação
Noticias
4.
Cianorte lidera na geração de empregos formais no primeiro semestre de 2025
Noticias
5.
Primeira etapa do REFIS Cianorte 2025 encerra nesta quinta-feira
© 2025, Música FM.
Todos os direitos reservados.
Rua 19 de Dezembro, 59, Zona 01, Cianorte - PR, 87200-149
(44) 3018-3090comercial@musicafm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Música FM - A rádio que é mais!
AO VIVO
Música FM - A rádio que é mais!